O Que é Turismo de Natureza

O Que é Turismo de Natureza

Uma maneira de se reconectar com a natureza.

O turismo de natureza é aquele que oferece experiências de contato com atrativos naturais, trazendo benefícios à saúde do corpo e da mente. No Ecossistema Babitonga existe um grande potencial para o desenvolvimento deste segmento turístico, oferecendo belezas surpreendentes, que estão mais perto do que você imagina. 

Para que seja viável, o turismo de natureza deve ser sustentável, e ser desenvolvido com os devidos cuidados para que não comprometa o ambiente e as espécies que ali vivem, muitas delas sendo o próprio atrativo. É uma atividade que não faz extração de nada material, tendo como objetivo promover experiências ao ar livre, associadas a muito aprendizado.  

Desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer as necessidades de gerações futuras. Nesta lógica, o turismo de natureza se apresenta como uma grande oportunidade de desenvolvimento econômico para uma região com a importância que o Ecossistema Babitonga tem.

O Que é Turismo de Natureza

TEON (Turismo Embarcado de Observação de Natureza)

Agregar elementos do lazer náutico com a contemplação da natureza.

O turismo embarcado de observação da natureza (TEON) é um ramo do ecoturismo que busca agregar elementos do lazer náutico, sobretudo com a utilização de embarcações, com a contemplação da natureza. Há exemplos de atividades de TEON voltadas especificamente para alguma espécie ou conjunto de espécies, como o turismo de observação de cetáceos (whale watching) ou de aves (birdwatching). Porém, o Caminhos do Mar vai muito além disso. O enfoque das atividades está nos caminhos que são percorridos, ao longo dos quais os elementos naturais e socioambientais vão se revelando para o turista. 

O princípio norteador do TEON é o respeito e o cuidado com o ambiente e as espécies que nele habitam, uma vez que as atividades dependem da conservação destes ambientes para que sejam viáveis no longo prazo. Pensando em turismo embarcado de observação de fauna, é essencial que sejam adotadas condutas adequadas, para garantir a sustentabilidade da atividade.

TEON

BOAS PRÁTICAS

Devemos zelar pelo patrimônio natural.

É dever de todos zelar pelo patrimônio natural, mas principalmente quem estiver usufruindo diretamente desta riqueza, seja ele turista ou profissional do ramo turístico. 

Você turista: mesmo que esteja pagando pelo serviço turístico, lembre sempre que a pegada ecológica é individual, ou seja, você é o maior responsável por seus comportamentos e pela destinação do seu lixo, por seguir as orientações de boas práticas e jamais coletar qualquer tipo de material da natureza. 

Você guia, barqueiro ou operador de passeios de natureza: lembre que você está usufruindo de um bem coletivo e que a sustentabilidade da sua atividade econômica depende da conservação do meio ambiente. Por isso, forneça os meios para que seus clientes possam ter atitudes conscientes, e ajude a fiscalizar os demais operadores.

O Projeto Caminhos do Mar também está fazendo a sua parte, elaborando protocolos de boas práticas para o turismo de natureza, em especial o TEON. A preservação da natureza deve ser feita de forma conjunta, envolvendo todos que usufruem desse bem coletivo.

Boas Práticas