GRMA

GRMA

Estamos no maior contínuo bem conservado de Mata Atlântica do planeta.

Um dos mais biodiversos biomas do mundo, a Mata Atlântica é a segunda maior floresta tropical da América do Sul, perdendo apenas para a colossal Amazônia. Atualmente com apenas 12,4% da sua cobertura original, a Mata Atlântica certamente foi um dos ecossistemas mais impactados pela ocupação humana em território brasileiro. Sobrevivendo de forma fragmentada, o bioma ainda abriga espécies.

Frente a isso nasce a proposta da Grande Reserva Mata Atlântica, uma iniciativa voluntária que reúne diversos atores – públicos, privados, comunitários, não governamentais e da academia – para promover ações de desenvolvimento regional focadas no turismo de natureza dentro do maior remanescente de Mata Atlântica do mundo. São cerca de 3 milhões de hectares de ambientes naturais conservados, localizados entre os estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Ao abrigar uma rica vida selvagem, montanhas, cavernas, cachoeiras, baías, manguezais e praias, esta área é considerada um importante patrimônio natural, cultural e histórico, e a iniciativa visa projetá-la como um destino de turismo de natureza reconhecido nacional e internacionalmente.

O movimento nasceu da convicção de que a preservação e conservação da natureza são vitais para o equilíbrio do planeta e para as gerações futuras. Defende que o turismo pode ser uma atividade econômica positiva quando realizada de forma responsável e sustentável, podendo viabilizar uma economia restaurativa e melhorar a qualidade de vida de dezenas de comunidades tradicionais e históricas. Este trabalho oferece uma oportunidade única para a conservação de uma das áreas mais importantes em biodiversidade do mundo. A Mata Atlântica é um patrimônio do Brasil e precisa ser valorizada, reconhecida e preservada por todas as pessoas.

O Caminhos do Mar está totalmente conectado a essa iniciativa. Sua área de atuação está inserida no Portal Babitonga, uma abordagem estratégica promovida pela Grande Reserva Mata Atlântica para reunir conjuntos de atrações histórico-culturais e naturais das regiões.

Localizado no Setor Serra Mar Sul, no Portal Babitonga o visitante encontra uma enorme variedade de contrastes encantadores à sua disposição: da moderna Joinville, com sua cultura germânica e animados festivais, até São Francisco do Sul, um patrimônio his­tórico entre as cidades mais antigas do Brasil, com forte influência portuguesa e da cultura caiçara. A região também conta tanto com belas praias – de Itapoá a Araquari – quanto com o “Pantanal do Sul”, como são conhecidas as águas dos rios de Garuva que desembocam na baía.

A Baía Babitonga é o coração deste Portal e todo o seu entorno depende dela. Abriga uma incrível biodiversidade ao mesmo tempo que recebe milhares de visitantes todos os anos e garante a atividade de alguns dos portos mais importantes do país. As águas são o ver­dadeiro espetáculo deste Portal, seja nos passeios náuticos pela baía ou em mar aberto, nos inúmeros rios que cruzam a planície ou nos “picos” de surf por toda a costa.

Trata-se de um lugar com excelente infraestrutura para visitantes e que atende a todas as expectativas, seja para descanso, aventura, festas, passeios ou para conhecer a história e a cultura local. Sempre com o encantamento garantido e acompanhado de uma gastronomia riquíssima para atender aos paladares mais exigentes.

Ver no Google Maps