Práticas Inovadoras

Práticas Inovadoras

Para apresentar os atrativos turísticos da nossa região de maneira lúdica e criativa, promovendo aos turistas um contato diferente com a natureza e uma imersão no Ecossistema Babitonga, elaboramos algumas dinâmicas e práticas inovadoras.

Estas vivências ecoturísticas foram desenvolvidas a partir de conhecimentos gerados pela pesquisa científica da nossa equipe em educação ambiental e em exemplos de sucesso no turismo embarcado.

Queremos promover um senso de pertencimento e apreciação da natureza, aliando o conhecimento científico, a educação ambiental, o turismo e a conservação. Estas atividades e dinâmicas foram conceituadas como ferramentas para o repertório dos operadores de turismo de nossa região.

AVISTAMENTO DE AVES DA BABITONGA

A Baía Babitonga é um prato cheio para os amantes da natureza e da observação de aves. Esta região abriga cerca de 70% das aves encontradas em todo o estado de Santa Catarina. São mais de 400 espécies diferentes de aves registradas nesta área.

Pensando nessa riqueza de vida alada, o Caminhos do Mar criou um guia-jogo de aves para os turistas que embarcam em passeios pela Baía Babitonga. Funciona assim: cada espécie tem uma pontuação de acordo com a dificuldade em avistá-la. Quanto mais rara, mais pontos ela vale! Esta é uma maneira divertida de sensibilizar as pessoas para a importância da conservação deste ecossistema para a manutenção de toda essa vida. Além disso, a atividade incentiva o turista a perceber como as aves interagem com o ecossistema ao seu redor. E o melhor de tudo é que esse guia-jogo é super prático! Ele é um folder dobrável que cabe no bolso, para você não perder nada durante o passeio.

AVISTAGEM DE GOLFINHOS DA BABITONGA

A Baía Babitonga é lar de duas populações muito especiais de golfinhos: são aproximadamente 200 botos-cinzas (Sotalia guianensis) e 50 toninhas (Pontoporia blainvillei) habitando suas águas. Embora sejam bem diferentes, é comum que confundam essas duas espécies, imaginando que ambas são o mesmo golfinho. Isso porque os botos-cinzas, curiosos, são mais exibicionistas, realizam saltos e costumam se aproximar das embarcações. Assim, são mais facilmente vistos e conhecidos pelo público. Enquanto que as toninhas, discretas, têm um tamanho menor, exibem pouco o corpo e evitam as embarcações. Considerando que ambas espécies estão ameaçadas de extinção, poder observar esses seres vivendo em vida livre é uma experiência única.

Pensando no enriquecimento da vivência de avistamento dos golfinhos da Babitonga, elaboramos um material dinâmico, idealizado em prancheta de PVC, que conduz o próprio turista a identificar a espécie que está observando. Indicando os principais fatores de diferenciação, como comportamento, coloração e formato do corpo. O material também incentiva o turista a explorar o catálogo das toninhas e botos da Babitonga, onde ele pode conhecer melhor cada indivíduo dessas populações.

AUDIOGUIA DA BABITONGA

A visibilidade dentro da Baía pode não ser das melhores para aquele mergulho profundo, mas isso não significa que não há muito para se descobrir. Na verdade, é tudo uma questão de escutar com atenção. Os sons subaquáticos são a linguagem desse universo marinho, e são eles que conectam os ilustres habitantes do Ecossistema Babitonga. Golfinhos, por exemplo, se comunicam através de sons complexos e são verdadeiros mestres na arte da ecolocalização.

E é aí que entra o trabalho do Laboratório TETRAMAR, desvendando os mistérios desse ambiente aquático, oom seus microfones subaquáticos. E não é só para a ciência que esses hidrofones podem ser úteis! Que tal embarcar em um passeio de observação de golfinhos e ter a oportunidade de explorar a dimensão acústica da Baía Babitonga? Foi pensando em uma experiência de imersão completa na vida marinha que foi produzido o Audioguia Babitonga que ainda conta com narrações cheias de histórias e curiosidades sobre a região.